Home / Gestão de Empresas / Facilidades Do Gerenciamento De Fluxo Financeiro

Facilidades Do Gerenciamento De Fluxo Financeiro

O gerenciamento de fluxo financeiro é fundamental para garantir que a sua empresa tenha total controle tanto dos gastos quanto dos investimentos. Pense você que em alguns anos atrás este controle era feito por meio de enormes cadernos.

Cadernos esses que tinham informações como o fluxo de caixa, gastos, receitas, estoque e entre outras informações. Mas, felizmente, devido a criação de novas tecnologias, você pode ter acesso a essas informações e muito mais, por meio digital. É simples, fácil de manusear e o melhor, é rápido.

E quando se trata de tornar mais rápido o fluxo de trabalho na empresa, ferramentas que otimizem os processos são mais que essenciais. Por isso, o controlo do fluxo de caixa feito através do sistema GED é um ponto importante.

O que é gerenciamento de fluxo financeiro?

É bem simples de entender o que é a gestão de fluxo financeiro. A gestão nada mais é do que o registro e análise de todas informações que estão relacionadas ao dinheiro utilizado nas atividades da empresa. Atividades essas que incluem compras, produção, despesas, lucros, enfim, inúmeras atividades.

O ponto chave para se fazer uma boa gestão de fluxo financeiro é a organização, por isso o controlo do fluxo de caixa feito através do sistema GED, aliás, é justamente por isso que existem softwares que são utilizados para este controle.

Softwares esses que guardam informações valiosas, até mesmo para serem consultadas momentos mais tarde. Evitando então por completo o uso de papeis, cardenetas, enfim. Geralmente, empresas que oferecem o controle da gestão financeira também oferecem o serviço de GED.

Como funciona a gestão do fluxo financeiro?

O objetivo principal da gestão de fluxo de caixa é disponibilizar o saldo para que se tenha controle do capital de giro, para poder suprir possíveis gastos. A gestão funciona da seguinte forma:

  • Controlando todos os recebimentos, incluindo vendas à vista e também a prazo, como também o recebimento das duplicatas e outros tipos de serviços;

  • Controlando todos os pagamentos, incluindo compras feitas à vista, também pagamentos de duplicatas, dinheiro gasto com despesas e entre outras coisas;

  • Previsões que envolvem desde o último pagamento e também recebimento, dando uma visão mais ampla das reais necessidades financeiras da sua empresa.

É importante ressaltar que de início, a implantação de um sistema de fluxo financeiro pode parecer um pouco confuso para sua empresa. Mas, logo em seguida você perceberá a facilidade que terá na hora de estudar investimentos, cortar gastos e uma série de outras coisas.

Lembra que foi citado que um fluxo de caixa era feito de forma manual? Pois bem, muitas empresas, as pequenas principalmente, ainda seguem este esquema. Porém como também já foi citado, existem sistemas que são automatizados, o que é o caso do serviço oferecido pela Gerenciar.

Quais as vantagens de usar o sistema de gestão de fluxo financeiro?

Além da própria rapidez na pesquisa de dados e maior controle de gastos, alguns outros benefícios incluem:

  • Visualização de entrada e saída de caixa. Muitos softwares oferecem este controle, que é o caso do software elaborado pela empresa Gerenciar. O sistema é de fácil manuseio e controle. A visualização de entrada e saída permite a elaboração de relatórios muito mais completos;

  • Fazer um planejamento financeiro assertivo e eficiente. Pense que com um sistema que tenha todos os dados financeiros da sua empresa, fica por sua conta ou de uma equipe, somente elaborar um plano financeiro;

  • É mais fácil controlar os pagamentos e as despesas. Inclusive detectar e analisar se o dinheiro tem sido usado de forma correta;

  • Fazer a gestão financeira de qualquer lugar. Hoje, com a disponibilização de um sistema totalmente digital, é possível que você acesse planilhas pelo seu celular, por exemplo ou até mesmo em uma viagem;

E qual empresa pode te garantir o controlo do fluxo de caixa feito através do sistema GED? Como já foi citado, a Gerenciar oferece serviços eficazes. A empresa atua principalmente na área de gestão de documentos, que acaba incluindo o gerenciamento de fluxo financeiro.

Sobre admin

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *